III Feira Literária de Piritiba – Literatura nas Trilhas da Tecnologia

Tendo como homenageada a professora Geovanina Dourado Sampaio Barreto, a III Feira Literária de Piritiba, com o tema Literatura nas Trilhas da Tecnologia, foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro, transmitida ao vivo no Canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Piritiba, levando para os internautas um clima saudoso, descontraído além de muito conhecimento e experiências.

A cerimônia de abertura da FLIPI 2021 foi conduzida pelo professor e escritor Edenilson Soares, e contou com a presença do Prefeito Samuel Santana; da Vice-prefeita Leandra Belitardo; da Secretária de Assistência Social, Dra. Tirza Gomes; da Secretária de Educação, Dilmara Lopes; do Vereador, Rodrigo Rios; representando o secretário de cultura, o diretor de Cultura, Arlenyo Fernandes; representando os escritores, a escritora Alice Trindade e Representando a homenageada, o seu filho Marcos Antônio Barreto.

A abertura relembrou os temas anteriores da FLIPI, e fez um balanço da evolução da Feira Literária de Piritiba, além de enfatizar a relevância da FLIPI na vida de jovens e adultos. O prefeito Samuel Santana, destacou o quão importante é a realização de eventos Literários, e contou um pouco sobre sua relação com a homenageada do evento, ressaltando a força da mulher piritibana que assim como a Professora Geovanina, batalham de maneira inspiradora por seus objetivos, e encerrou agradecendo a todos que participaram para tornar possível a III FLIPI.

O filho da homenageada fez a leitura da biografia da professora Geovanina, que em determinados momentos se emocionou com a trajetória da mãe, uma mulher batalhadora, apaixonada por declamar poesias. Logo após foi exibido um vídeo envidado pela homenageada, onde agradeceu a homenagem e presenteou a todos com a declamação do poema “História de um Cão” de Luiz Guimarães.

O primeiro dia da FLIPI foi finalizado a apresentação intimista de Laércio Bethoven, que preparou um repertório cheio de referências e memórias.

Segundo Dia da FLIPI

A programação do segundo dia da FLIPI, foi iniciada com premiação do Concurso Literário, que foi dividido em três categorias Infantil, Fundamental I e Fundamental II. Os vídeos foram assistidos pela banca de Jurados composta pela professora, Maria do Carmo Cardoso, o diretor de cultura, Arlênyo Fernandes e a professora Dailde Trindade e premiação foi entregue pela secretária de educação, Dilmara Lopes, Os premiados foram:

Isabele Matos, 1º Lugar na Categoria Infantil (Creche Sonho de Criança – Porto Feliz)

Ezequiel Nascimento, 1º Lugar na Categoria Fundamental I (Escola Municipal Aloysio Cedraz – França)

Nataly Moraes Andrade, 1º Lugar na Categoria Fundamental II (Escola Municipal Basílio Catalar)

O Segundo momento foi marcado pela roda de conversa conduzida por Eletice Belas, com a presenças de escritores piritibanos, o autor do Livro “ Os poemas que escrevi pra ela”, Edenilson Soares; A cronista Bi Belas; A autora do Livro na “Altura do Sol”, Alice Trindade e o autor do Livro “ Quando ele habitava Plutão”, Mário Moreira, que juntos em uma conversa descontraída, compartilharam suas trajetórias e inspirações.

A III Feira Literária de Piritiba, foi encerada com música boa, com a belíssima apresentação de Babá, mais um grande artista piritibano.  Por mais um ano a FLIPI deixa um legado de aprendizado e esperança.

Rafael Correia
ASCOM- Prefeitura Municipal de Piritiba