Intervenção artística com o arte educador Denis Sena e os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Secretaria de Assistência Social | Prefeitura Municipal de Piritiba

Novembro é o mês do ativismo feminino no combate à violência contra a mulher e, com isso, a Secretaria Municipal de Assistência junto com o CREAS, veio marcar esse mês no calendário realizando uma intervenção artística com o arte educador Denis Sena e os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A idéia foi proporcionar aos jovens a participação num workshop de grafite e buscar através dessa arte embelezar a cidade e promover reflexões sobre temas como violência contra a mulher, desigualdade social e empoderamento feminino, com a pintura de muros públicos a fim de proporcionar uma reflexão para quem passa nas ruas a partir de uma interpretação própria.
O caráter educativo e, sobretudo político é o principal viés da proposta experimental que contou com a participação entusiasmada dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no dia 28 de novembro. Pela manhã o workshop foi em Porto Feliz e os alunos pintaram o muro do Colégio Firmino Sampaio e pela tarde as paredes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos receberam a marca dos adolescentes que participam desse mesmo Serviço.
Depois de assistirem a um vídeo sobre a história do grafite e como essa arte vem se manifestando em nosso cotidiano, os jovens puderam pensar sobre como representar numa linguagem democrática e instigante essa importante luta das mulheres e de toda a sociedade.
Denis Sena é um artista de Salvador que começou a pintar aos sete anos de idade e ocupa hoje um lugar de destaque no mercado do grafite e na arte educação com jovens, dando-lhes a oportunidade de acesso a essa linguagem universal.
Sentimo-nos orgulhosos da Assistência Social do nosso município significar uma política pública com participação, inclusão social e trazer a arte para perto do povo.