Sustentabilidade em Forma de Arte – SCFVI realiza projeto de conscientização ambiental com Idosos

310

A Secretaria de Assistência Social através do Serviço de Convivência para Pessoa Idosa, iniciou o mês de junho trabalhando com a data emblemática do dia 05, onde é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades desenvolvidas foram pautadas no livro de Orientação Técnica de Atividades para o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para Idosos, desenvolvendo o tema “Sustentabilidade em Forma de Arte”, no eixo “Envelhecimento Ativo e Saudável, Autonomia e Protagonismo.”

Entendendo a relevância da conscientização ambiental nos meses de junho e julho, o SCFVI elaborou uma cartilha com atividades sensoriais, com o objetivo de trabalhar com folhas, sementes, cascas secas, palitos, oportunizando aos idosos separar espécies e elaborar atividades com os recursos citados, misturadas com o tamanho, forma e cores, exercitando assim a atenção, coordenação motora, provocando a curiosidade, ajudando na concentração e controle da ansiedade nesses tempos de isolamento social.

O projeto contou com apoio da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que orientou sobre o manejo de sementes, plantios de horta/jardinagem e dicas de preservação ambiental.

As atividades foram encerradas hoje dia 26 de julho com a distribuição de mudas de plantas terapêuticas. A data foi escolhida propositalmente, pois neste dia especial, comemoramos o dia dos Avós.

 

Rafael Correia
ASCOM – Prefeitura Municipal de Piritiba