18 DE MAIO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O dia 18 de maio é marcado no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta data foi instituída em 2000 e busca mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A escolha do 18 de maio remete ao brutal caso de Araceli Crespo, uma menina de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo, em 1973. Este crime bárbaro, apesar de sua gravidade, até hoje permanece impune. A data, portanto, é um símbolo da necessidade urgente de proteger nossas crianças e adolescentes, garantindo que tenham uma infância segura, livre de violência.
É fundamental que todos estejam atentos aos sinais de abuso e exploração, que podem se manifestar de diversas formas, como mudanças de comportamento, retraimento, medo e machucados inexplicáveis. A denúncia é uma das principais ferramentas de combate a esses crimes. O Disque 100 é o canal nacional para reportar violações dos direitos humanos, incluindo abusos e exploração sexual contra menores.
O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes exige um esforço conjunto de toda a sociedade. Governos, organizações não governamentais, escolas, famílias e indivíduos devem se unir para criar uma rede de proteção eficiente e solidária.
Participe das campanhas, divulgue informações, converse com suas redes e seja uma voz ativa na luta contra a violência. Proteger nossas crianças e adolescentes é um dever de todos nós.
Taís Miranda
ASCOM – Prefeitura Municipal de Piritiba.