18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS em parceria do Conselho Tutelar, lembrando que o dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi criada com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la a se engajar no enfrentamento a esse tipo de violência que fere os direitos das nossas crianças e adolescentes.

A campanha faz referência a um crime que ocorreu no ano de 1973, quando uma menina de 08 anos, de Vitória – Espírito Santo, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. A partir da repercussão desse caso houve uma importante mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É também imprescindível o envolvimento de toda a sociedade para enfrentar o problema da violência contra crianças e adolescentes de forma eficaz.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social