O Município de Piritiba dispõe do processo de Licenciamento Ambiental.

1033

O Município de Piritiba dispõe do processo de Licenciamento Ambiental, importante instrumento de gestão, em que é exercido o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais. Havendo assim, a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade do meio ambiente, nos seus aspectos físicos, socioculturais e econômicos.
Considerado uma exigência legal a que estão sujeitos todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. É um procedimento administrativo pelo qual é autorizada a localização, instalação e operação destes empreendimentos e/ou atividades.
E são muitos os benefícios, direta e indiretamente, que o Licenciamento Ambiental trás. Desde a segurança com o consumidor até o processo produtivo, podendo englobar:
– Diferenciação no mercado, já que atesta compromisso com o meio ambiente;
– Melhoria dos procedimentos operacionais e produtivos, visto que o Licenciamento dimensiona a perspectiva do resíduo gerado e o desperdício de matéria-prima;
– Progresso nas condições de saúde e segurança no trabalho;
– Estímulo ao desenvolvimento e compartilhamento de soluções ambientais, tal como tecnologias mais eficientes no processo produtivo;
– Redução de custos, ocasionada pela economia de despesas no consumo de água, energia e matéria prima.

Contando com uma equipe técnica altamente capacitada para fiscalização e acompanhamento de todos os procedimentos ambientais.