Programa AgroJovem certifica 74 jovens piritibanos

287

A mensagem na cerimônia de encerramento do projeto AgroJovem de Piritiba, foi de esperança em um futuro melhor, na tarde desta última sexta-feira (20), aconteceu de forma presencial e seguindo todos protocolos de combate a covid-19, a cerimônia de encerramento da primeira turma do programa AgroJovem, e em paralelo aconteceu também a assinatura do termo de compromisso do projeto Município Parceiro.

O prefeito Samuel Santana; a vice-prefeita Leandra Belitardo; o presidente do Sistema Senar/Faeb Humberto Miranda; o gerente regional do Sebrae, Geronilson Pereira e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piritiba, Osmailson Araújo fizeram parte da mesa de honra para o encerramento desse projeto que transformou a vida de 74 jovens. Além de encerrar essa etapa, o prefeito Samuel Santana e o presidente do Sistema Senar/Faeb, Humberto Miranda assinaram o termo de compromisso do projeto Município Parceiro, que como o próprio presidente do Sistema Senar/Faeb explanou durante sua fala “é um programa para criar soluções em conjunto com o município parceiro”.

Os alunos da primeira turma do AgroJovem Piritiba, foram certificados após a concluírem a capacitação, que teve a duração de 03 meses, onde eles foram inseridos em um longo processo de aprendizado sobre agronegócio e empreendedorismo, ao todo foram 04 turmas, 98h de aulas, 04 módulos, sendo 03 módulos online e 01 presencial além de 24 palestras e 8 visitas técnicas.

Buscando incentivar o empreendedorismo jovem, foi aberto um edital para que os alunos matriculados no programa, elaborassem um plano de negócio, como uma etapa de conclusão, os dois melhores projetos foram avaliados por uma banca técnica que julgou os planos que apresentaram soluções de baixo custo e que provocassem um impacto positivo em nossa região. O 2º lugar ficou com a equipe Império das Mudas que foram agraciados com um Smartphone para cada um integrante da equipe, em 1º Lugar ficou a equipe Boi Sustentável, onde cada um dos 05 membros da equipe recebeu como prêmio um notebook.

Durante a cerimônia o sentimento de gratidão foi predominante, tanto por parte dos idealizadores, apoiadores e também por todos os alunos presentes. O representante dos alunos Robert Almeida em sua fala externalizou a gratidão pela oportunidade em nome de todos os alunos, e ressaltou a importância do conhecimento que foi adquirido, que possibilitou que os alunos enxergassem as potencialidades da nossa terra.

O prefeito em sua fala fez questão agradecer a aceitação e empenho de todos os jovens que participaram do programa, e pontou ainda que “esse momento é apenas o início de uma grande revolução que vai transformar Piritiba”.

O AgroJovem plantou a semente da esperança, e mostrou para cada um dos 74 alunos, o quão longe eles podem chegar, mostrou ainda que eles são o futuro e que podem sim fazer a diferença em Piritiba.

Estiveram presentes na cerimônia a Secretária de Assistência Social, Tirza Gomes; A Secretária de Educação Dilmara Lopes; O Secretário de Saúde, Antônio Veiga; O Chefe de Gabinete Anilton Almeida; Os Vereadores Rodrigo Rios e Thiago Saldanha; o professor do ITPI, José Amâncio e Marcos Barreto e Adelmo Chaves, representando o Banco do Nordeste e o Sicoob, respectivamente.

 

Rafael Correia
ASCOM – Prefeitura Municipal de Piritiba

Este slideshow necessita de JavaScript.