Secretaria de Assistência Social, através do SCFV, realiza atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra.

4843
Secretaria de Assistência Social | Prefeitura Municipal de Piritiba

Secretaria de Assistência Social, através do SCFV, realiza atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra. Desde 2003, o dia 20 de novembro ficou conhecido com o Dia da Consciência Negra. A data comemorativa foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639, quando foi instituído nas escolas do país o ensino da história e da cultura afro-brasileiras. A data, aliás, faz referência a um personagem de grande relevância na história brasileira: Zumbi dos Palmares.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através dos seus orientadores e da coordenação, refletiu e dialogou com as suas crianças e jovens sobre a importância das diferentes etnias na formação do povo brasileiro e suas contribuições nas culturas étnico-raciais.
No último sábado, deu-se a culminância do projeto entitulado “Consciência não tem Cor”. Os alunos do Serviço se organizaram em rodas de capoeira (sob a orientação do professor Washington), coreografias, danças e dramatizações que valorizavam a cultura africana (sob a organização dos orientadores Max, Fabinho e Fabiane). A culinária típica , tão influenciada pela chegada dos negros, foi apreciada e degustada por todos.