São João de Piritiba

INFORMAÇÕES SOBRE O TRADICIONAL SÃO JOÃO:

Nos dias que antecedem o São João de Piritiba acontece o Concurso de Ornamentação das Ruas, onde a melhor rua ornamentada recebe um prêmio pela Prefeitura (Uma festa abrindo o São João) nesse intervalo acontece festa nessas referidas ruas, também distritos e povoados organizados pelos moradores com o apoio da Prefeitura. Além das festas das Escolas as confraternizações..
A Ressaca do São João tradicionalmente acontece no povoado do Andaraí a 07 km da sede.

SÃO JOÃO DE PIRITIBA – ARRAIÁ CAPIM GUINÉ

A festa junina existe desde que o Sítio do Junco passou a se chamar de Piritiba. Para o povo piritibano o São João não é só uma tradição, é também um patrimônio cultural guardado com o calor das fogueiras e a alegria do Forró.
São João, uma das mais belas festas brasileiras, com sua magia tem a capacidade de unir gerações; acender uma fogueira em frente a casa, preparar o licor e convidar os amigos para o som, o forró, jogar conversa fora, é uma tradição secular.
São João de Piritiba, a festa mais aguardada da Chapada Diamantina, alcançou no decorrer do tempo uma supremacia que hoje é considerado, um dos melhores Festejos Juninos da Bahia, graças a sua originalidade, alegria e hospitalidade dos piritibanos.

ALEGRIA CONTAGIANTE

O Arraiá totalmente enfeitado com balões e bandeirolas coloridas, consegue manter o clima tão alegre e contagiante que é impossível não cair no forró.

O MAIS PURO FORRÓ

A Administração atual conseguiu um feito histórico, resgatou definitivamente o puro forró; hoje São João em Piritiba não tem outro espaço que não seja para o forró, dois palcos são armados estrategicamente, para o revezamento das bandas que começam a tocar a partir das 16:00 h e vai até o sol raiar, sem nenhum minuto de intervalo.

ORIGINALIDADE

A Praça Getúlio Vargas nos dias da festa transforma-se no Arraiá Capim Guiné, beleza, alegria e a tranquilidade são os pontos mais fortes pra quem visita o São João Piritibano. Dezenas de barracas são armadas, todas com características juninas e todas padronizadas, sendo suas laterais de palha de Ouricuri (planta nativa, com suas palhas com aparência de coqueiros) nestas barracas não faltam o tradicional licor e comidas típicas da época junina, a exemplo da canjica, pamonha, milho cozido, amendoim, doces de macaxeira, beiju, etc. Também não falta apresentação de quadrilhas, casamento caipira, pau de sebo, ente outras tradições dos Festejos Juninos.

SE NÃO É O MAIOR, É O MELHOR

O Município de Piritiba vem ao longo do tempo mantendo sua condição de cidade que se organiza para um dos mais belos e alegres Festejos Juninos do Brasil, Piritiba sempre teve espaço garantido na mídia, ao ponto de todos os anos as maiores redes de televisão rádio e internet reservarem espaço para destacar o São João de Piritiba.

O CALOR DA FESTA

O povo piritibano destaca-se pela hospitalidade. A tranquilidade da cidade leva aos visitantes a uma descontração natural. A mistura do clima de inverno, com o calor humano e das fogueiras, garante um São João perfeito.

UM RELAX GARANTINDO

Depois das noitadas de Forró, os foliões poderão renovar suas forças nas do Poço Feio, na verdade um belo lugar, cercado de rios e serras encantadoras.