Campanha de combate à violência sexual infanto-juvenil.

3023
Campanha de combate à violência sexual infanto-juvenil.

A Secretaria de Assistência Social realizou, nesta semana, de 15 a 19 de maio, algumas ações de mobilização da sociedade piritibana, efetivando assim a participação do município na Campanha Nacional pelo combate ao abuso e à exploração infanto-juvenil. A Campanha foi iniciada com a participação da Secretária Drª Tirza Gomes, de representantes do Conselho Tutelar e dos Técnicos do CREAS, na Rádio Diamantina FM, para falar sobre a importância do envolvimento e empenho de toda sociedade no enfrentamento dessa problemática e do fortalecimento das famílias através do apoio dos órgãos de garantia aos direitos das crianças e adolescentes. Num segundo momento, houve sensibilização dos estudantes do Instituto de Educação Ministro Paulo Renato Souza e do Colégio Municipal Firmino Ferreira Sampaio Neto, no distrito de Porto Feliz, tratando o tema da violência sexual numa linguagem para adolescentes e distribuindo material informativo para os mesmos.

Nessa sexta, 19/05, tivemos a culminância desse trabalho com a realização de um encontro com mais de 250 educadores, com o intuito de sensibilizar e mobilizar tal público para a identificação de crianças e adolescentes, no âmbito escolar, que tenham suspeita de vivência desse tipo de violência e os encaminhamentos necessários dentro da própria Rede Intersetorial. Momento esse, enriquecido com a palestra do Psicólogo Charles Farias que, com muita propriedade e empatia, envolveu os participantes nesse tema tão difícil, mas que entendemos ser de responsabilidade de TODOS NÓS.
É o Governo Nosso Povo, Nossa Força trabalhando na prevenção e combate ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes.