1ª Feira Literária de Piritiba (FLIPI)

A 1ª Feira Literária de Piritiba (FLIPI) foi aberta nesta sexta-feira (21/09), com objetivo de incentivar o hábito da leitura, e favorecer às manifestações culturais relacionadas ao livro. Uma comissão de piritibanos (liderados pelo prof. Edenilson Soares), a prefeitura municipal (através das suas secretarias) e outros colaboradores entenderam a necessidade de popularização do livro no imaginário popular e se empenharam na construção desse projeto que homenageou o ilustre artista, poeta, cantor e compositor Wilson Aragão, responsável por promover o nome de Piritiba no cenário nacional e internacional. A FLIPI, sem dúvida, despertará na população piritibana, ainda mais, o interesse pela leitura, já que reuniu centenas de pessoas das mais diferentes idades. A Feira contou com a presença das crianças das escolas do município, que participaram das atividades, desde da entoação do Hino da cidade (de autoria do próprio Wilson), dramatizações de temas infantis, contações de estórias ao ar livre, concurso de poesia e peça teatral infantil. O Balé Municipal de Piritiba abrilhantou o evento, ao dançar ao som da música Capim Guiné, um dos maiores sucessos de Wilson, e motivo de orgulho para todo piritibano. Os alunos Nota 10 foram premiados e cada diretor das unidades escolares foi agraciado com um kit literário destinado às bibliotecas das escolas municipais. O kit era composto por livros dos ilustres artistas/escritores locais: Agamenon Almeida, Célia Aragão, Antônio Cirilo Filho, Nerivaldo Alves Araújo, Arthur Ledoux (com raizes piritibanas, bisneto de Sr. Ademar Sodré). Palestras de temas diversos foram oferecidas ao público adulto, por colaboradores como Dra. Rosana Barreto, Prof. José Amâncio, Prof. Naynara Tavares, além de oficinas de música para os idosos do SCFV, pelo maestro Moisés Almeida, e a significativa participação de Osvaldo Macedo Filho (filho dos pioneiros na Educação, professores Osvaldo e Ana Macedo). A FLIPI foi encerrada, na noite do dia 22, com um recital de poesia, cordel e crônicas, seguido do Show do artista homenageado, Wilson Aragão, para alegria e contentamento de todos os presentes.